Festa do Padroeiro 2023

“Reza e espera. Não te agites.” São Pio de Pietrelcina

No dia 14 de setembro começam as festividades em honra ao nosso padroeiro. Nesse dia, assim como em seu Santuário, em San Giovanni Rotondo (Itália), iniciaremos a Novena de São Pio, com oração sob a Santa Cruz, nas Tendas da Paróquia São Pio, no Sudoeste.

Durante os nove dias que antecedem a celebração à memória de São Pio, em 23/9, mergulharemos na espiritualidade do nosso padroeiro seguindo a programação litúrgica da Festa. Como nos anos anteriores, haverá a oração da Novena durante as missas, a entrega do Terço aos membros do Grupo de Oração São Pio, a Procissão luminosa para o Templo e missas em honra a São Pio no dia 23.

A programação festiva, que acontece de 16 a 23/9, está digna de São Pio. Traremos os sabores da terra do padroeiro para a nossa festa. No dia 16 (sábado), haverá Cantina Italiana; dia 17 (domingo), costelão ou meio galeto; dia 22 (sexta-feira), você degustará o Cavatelli, uma massa típica da região da Campania-Itália, onde se localiza Pietrelcina. No dia de São Pio (23), vamos de Polentata ao molho ragu e galeto. Durante a semana, após as missas da Novena, estarão à venda outros quitutes diferentes em cada dia.

A Festa do Padroeiro é aberta a todos. Acompanhe a programação no site e nas redes sociais da Paróquia, compartilhe e convide amigos e familiares. Vamos alcançar os devotos de São Pio de Pietrelcina, para que participem dessa comemoração ao nosso Santo Padroeiro.

Tema da Festa do Padroeiro

A nossa Festa do Padroeiro 2023 terá como mote a conhecida frase de São Pio “Reza e espera. Não te agites; a agitação é inútil. Deus é misericórdia e há de escutar a tua oração”. Em suas cartas aos seus diretores e filhos espirituais, Padre Pio diz que a confiança em Deus gera em nós a Paz, não é preciso ter medo de se aproximar de Deus. Em uma epístola ao seu pai espiritual, datada de 10/7/1915, ele escreve: “A paz é a simplicidade do espírito, a serenidade da mente, a tranquilidade da alma, o vínculo do amor. Paz é ordem, é a harmonia em todos nós: é o gozo contínuo que nasce do testemunho da boa consciência: é a alegria santa de um coração em que Deus reina. A paz é caminho para a perfeição”.

O tema da festa compõe a nova canção em honra a São Pio, a ser lançada no primeiro dia da Novena, em 14/9, e estampa a nova camiseta, à venda no Centro de Souvenir (Paróquia Templo), a partir do dia 10/9.

Programação litúrgica

• 14/9 - QUINTA ,19h15 | Tendas: Missa. Início da novena. Oração sob a Santa Cruz.

• 15/9 – SEXTA, 19h15 | Tendas: Missa. Entrega do Terço aos membros do Grupo de Oração São Pio. Procissão luminosa para o Templo.

• 16/9 – SÁBADO, 18h30 |Tendas: Missa. Novena.

• 17/9 – DOMINGO, 12h | Templo: Missa. Novena.

• 18 A 22/9 - SEGUNDA A SEXTA, 19h15 |Tendas: Missa. Novena.

• 23/9 – SÁBADO

Confissões: das 8h às 13h |Templo

Missas: 8h|Templo; 10h|Tendas e 12h|Templo.

Programação festiva

• 16/9 - SÁBADO, após a Missa das 18h30: Polenta, fogazza, pizza, frango a passarinho.

• 17/9 – DOMINGO, das 12h às 14h: Costelão ou meio galeto e buffet livre de acompanhamentos. Há opção drive-thru. Convites à venda na Secretaria e após as missas de final de semana.

• 18 a 21/9 - SEGUNDA A QUINTA: Meia Cantina Italiana.

Vendas após a Missa das 19h15.

Segunda: Espetinhos | Terça: Fogazza | Quarta: Pizza | Quinta: Pastel.

• 22/9 – SEXTA, após a Missa das 19h15: Cavatelli.

• 23/9 – SÁBADO, das 12h às 14h: Polentata ao molho ragu com galeto e buffet livre de acompanhamentos. Convites à venda na Secretaria e após as missas de final de semana.