top of page

Festa da Imaculada Conceição

No dia 08 de dezembro a Igreja comemora a Festa da Imaculada Conceição

A Igreja Católica comemora, dia 8 de Dezembro, a Imaculada Conceição, o dogma ligado ao nascimento da Virgem Maria que foi instituído nessa mesma data em 1854, com a bula “Ineffabilis Deus”, de autoria do Papa Pio IX.


Antes dessa proclamação, a comunidade católica tinha questionamentos em relação à virtude de Maria, não por repulsa à sua pessoa, mas por acreditar mais fortemente que ela foi redimida por Cristo, assim como Ele nos redimiu dos nossos pecados, na Cruz.


Porém, a frase do anjo Gabriel registrada em Lucas 1, 28, afirma o contrário: “Entrando, o anjo disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo’”. Ou seja, Nossa Senhora, sempre foi digna aos olhos de Deus, mesmo antes de conceber Jesus. Ela foi conservada do pecado original desde o primeiro instante de sua conceição, por graça e favor singular de Deus.


Mais ou menos na mesma época da proclamação do dogma, em 1830, a Virgem Maria apareceu a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.” Na época, Paris era assolada por uma epidemia de cólera, mas várias curas foram relatadas por aqueles que usaram as medalhas.


Que a Virgem Maria interceda por nós junto a Deus, para vencermos nossos pecados e nos aproximar do céu. Amém!


Fontes: Canção Nova, comshalom.org





Comments


bottom of page