Sacramento da Eucaristia
A Eucaristia é fonte e cume de toda a vida cristã. Os restantes sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e obras de apostolado, estão vinculados com a sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Com efeito, na
santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa. (CEC n. 1324)
A igreja recomenda vivamente que o fiel católico apto a receber o sacramento da eucaristia receba a Santa Comunhão sempre que participar da celebração da Eucaristia.
A Eucaristia é o coração; o ápice da vida da Igreja, pois, nela Cristo associa sua Igreja e todos os seus membros a seu sacrifício de louvor e de ação de graças. Nela, o próprio Jesus Cristo se faz presente na hóstia consagrada pelo sacerdote, possibilitando ao fiel vivenciar a plena intimidade com o Senhor que é capaz de libertá-lo das amarras que o impedem de ir ao encontro do outro.
O recebimento, pela primeira vez, da Santa Comunhão está associado à conclusão do período de catequese infantil - no caso das crianças entre 9 e 12 anos - ou, em outros casos particulares, conforme as orientações específicas do sacerdote.
Para conhecer detalhes sobre a catequese infantil, consulte a página específica ou procure a secretaria paroquial. Para receber esclarecimento sobre outras situações, entre em contato com a secretaria paroquial.