Sacramento do Matrimônio
Deus, que criou o homem por amor, também o chamou ao amor, vocação fundamental e inata de todo o ser humano. Porque o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus que é amor (1 Jo 4, 8.16). Tendo-os Deus criado homem e mulher, o amor mútuo dos dois torna-se imagem do amor absoluto e indefectível com que Deus ama o homem. É bom, muito bom, aos olhos do Criador. E este amor, que Deus abençoa, está destinado a ser fecundo e a realizar-se na obra comum do cuidado da criação: Deus abençoou-os e disse-lhes: "Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a" (Gn 1, 28) (CEC n. 1604).
No pacto matrimonial o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida. Desse modo, a Igreja acolhe a genuína intenção dos noivos em unir-se por casamento e os ajuda a discernir a vontade de Deus como vocação a que são chamados e a amadurecer em tal desejo expressão do amor conjugal: que deve ser livre de instinto ou sentimento, fiel e fecundo, apto a abraçar a cruz e crescer em meio às alegrias e dores, tornando o casal um só coração e uma só alma com vistas à Graça salvífica.
A seguir, estão detalhadas as questões que devem ser observadas para solicitação desse sacramento.
ETAPAS QUE ANTECEDEM O MATRIMÔNIO
ENCONTROS DE PREPARAÇÃO
Antes de realizar o registro do pedido para recebimento do sacramento na secretaria, e como passo essencial para a realização do matrimônio, o casal deverá participar dos "Encontros de preparação para a vida matrimonial". A inscrição poderá ser feita diretamente pelo site, conforme a agenda periodicamente divulgada.
CADASTRO POR MEIO DO SITE
Os noivos preenchem o formulário de cadastro por meio do site e o registro é processado pela secretaria paroquial.
ENTREVISTA COM O SACERDOTE
A secretaria paroquial entrará em contato para agendar uma reunião entre os noivos e um sacerdote a fim de que a Igreja, acolhendo o desejo de união matrimonial do casal, possa ponderar sobre a firmeza de propósito, a maturidade e a plena consciência na decisão. Esse é um momento em que o casal, perante um representante da Igreja, tem a oportunidade de refletir sobre sua relação e apresentar as bases de sua convicção em unir-se em casamento.
PRAZO PARA ABERTURA DO PROCESSO:
Dois meses antes da data prevista para a realização do casamento.
DOCUMENTOS E TAXAS
-
Certidão de batismo para fins matrimoniais (com validade de 6 meses) a ser retirada na paróquia na qual os nubentes foram batizados;
-
Comprovante de residência de cada um dos noivos;
-
Documentos de identidade dos noivos;
-
Certificado de participação nos "Encontros de preparação para a vida matrimonial";
-
Certidão de habilitação civil ou certidão de casamento (se os noivos já forem casados no civil);
-
Foto 3x4 de cada um dos noivos;
-
Dados completos de 2 testemunhas (nome, profissão, endereço e estado civil).
Transferência de processo: R$ 165
Celebração do matrimônio: R$ 450