Sacramento do Crisma
Através dos sacramentos da iniciação cristã – Batismo, Confirmação e Eucaristia são lançados os alicerces de toda a vida cristã. "A participação na natureza divina, dada aos homens pela graça de Cristo, comporta uma certa analogia com a origem, crescimento e sustento da vida natural. Nascidos para uma vida nova pelo Batismo, os fiéis são efetivamente fortalecidos pelo sacramento da Confirmação e recebem na Eucaristia o Pilo da vida eterna. Assim, por estes sacramentos da iniciação cristã, eles recebem cada vez mais riquezas da vida divina e avançam para a perfeição da caridade." (CEC n. 1212)
Após um período de catequese, durante o qual o fiel é instruído e acolhido pela Igreja, formando-o para que possa viver uma vida cristã integrada à comunidade, a Igreja oferece uma segunda unção que confirma e completa a unção batismal. Assim, o fiel recebe como efeito direto do sacramento da Confirmação uma efusão especial do Espírito Santo, tal como outrora foi concedida aos Apóstolos, no dia de Pentecostes.
O Sacramento da Confirmação (Crisma) proporciona crescimento e aprofundamento da graça batismal.
O recebimento do Sacramento da Confirmação está associado ao completamento de um período de catequese jovem, que ocorre usualmente após o recebimento, pela primeira vez, do Sacramento da Eucaristia. No caso de situações particulares, deve-se buscar orientações específicas com o sacerdote.
Para conhecer detalhes sobre a catequese jovem, consulte a página específica ou procure a secretaria paroquial. Para receber esclarecimento sobre outras situações, entre em contato com a secretaria paroquial.