Sacramento do Batismo
O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito (vitae spiritualis ianua – porta da vida espiritual) e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão. (CEC n. 1213)
Tendo em vista a grandeza deste sacramento e desejando alcançar toda a potência e riqueza que esse sacramento contém, é importante zelarmos e cultivarmos bem de sua recepção.
A seguir, são discriminadas algumas orientações da Igreja quanto à recepção e o zelo com esse sacramento e com a escolha daqueles que auxiliarão no cultivo desse dom especial do Espírito Santo.
ETAPAS QUE ANTECEDEM O BATISMO
CADASTRO
Os pais ou responsáveis entram em contato com a secretaria paroquial que encaminhará a demanda para atendimento pelo sacerdote.
REUNIÃO COM AS PASTORAL DO BATISMO
A secretaria paroquial entrará em contato para agendar uma reunião entre os pais ou responsáveis e a equipe da Pastoral do Batismo para esclarecimento do sentido do sacramento e das condições necessárias para que se realize a transmissão da fé, por parte dos pais e padrinhos.
CELEBRAÇÃO EM PREPARAÇÃO PARA O SACRAMENTO DO BATISMO
Após a reunião, a equipe da Pastoral do Batismo inscreve pais e padrinhos para participação na Celebração em Preparação para o Sacramento do Batismo, que se realiza, normalmente, a cada 2 meses, na Paróquia, na última sexta-feira do mês indicado. Nesta celebração é que recebem o certificado de presença e participação, válido por 2 anos.
CONDIÇÕES PARA SER ADMITIDO COMO PADRINHO/MADRINHA DE BATISMO
Segundo o Código de Direito Canônico (c. 874 § 2), as condições para que alguém seja admitido como padrinho ou madrinha de batismo, necessariamente, são:
-
Que tenha recebido os 3 sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma;
-
Quando casados, que o sejam na Igreja e no civil, quando solteiros, os padrinhos devem ter idade mínima de 16 anos;
-
Não poderão ser padrinhos aqueles que estejam vivendo alguma situação irregular perante a fé, que tenham sido atingidos por alguma pena canônica (c. 874 § 5) ou que pertençam a outra denominação religiosa (c. 874 § 2), já que devem comprometer-se com a transmissão da fé cristã católica para seu afilhado;
-
Admite-se apenas 1 padrinho OU 1 madrinha, ou, também, 1 padrinho E 1 madrinha (c. 873 § 5), desde que estejam de acordo com as normas canônicas;
-
Crianças com mais de 7 anos, jovens ou adultos deverão inserir-se na catequese em preparação à Eucaristia (para crianças) ou o Crisma (para jovens e adultos) e, no tempo previsto pela Paróquia, receberão o Batismo e os demais sacramentos.
DOCUMENTOS E TAXAS
-
Cópia da certidão de nascimento da criança;
-
Cópia do comprovante de residência (pais);
-
Certificado do Encontro de preparação para o batismo (pais e padrinhos);
-
Cópia da certidão de casamento dos pais e padrinhos (quando casados);
-
Em caso de transferência de batismo de outra paróquia para esta, é necessário a transferência da paróquia de origem (exceto para morador do Setor I).
A inscrição para o batismo pede uma contribuição de R$55,00.
Em caso de pedido de transferência desta paróquia para outra, cobra-se um valor de R$40,00.
PROGRAMAÇÃO
De forma geral, os batismos são realizados todo primeiro e terceiro domingo de cada mês, no Templo da Paróquia, às 10 h.