São Bento: uma vida de coragem.
O dia 11 de julho é dedicado a São Bento.
Nascido no ano 480, Bento era de origem nobre da Núrsia (Itália) e irmão gêmeo de Santa Escolástica. Ao estudar em Roma, deparou-se com uma cidade decaída em diversos aspectos. Roma, que estava decadente com o fim do Império Romano, mostrava-se assolada por vícios e perversões.
Bento foge daquela cidade ora corrupta e da sua condição nobre, passando a viver a ermo com sua aia, que nutria um profundo carinho pelo rapaz. Vivendo da caridade, realizou seu primeiro milagre ao consertar uma vasilha quebrada acidentalmente pela aia, que chorava aflita pelo recipiente, uma vez que este era emprestado.
Fugindo novamente, agora de sua querida aia e dos populares encantados com o “milagre da vasilha”, Bento decidiu viver como eremita em uma gruta de difícil acesso. Ajudado por um abade de um mosteiro próximo, viveu ali por três anos dedicados à oração e ao sacrifício, quando foi descoberto por alguns pastores.
A sua fama de santidade foi espalhada, concedendo conselhos e direção espiritual aos que o buscavam. Bento foi eleito abade de um mosteiro, mas sofreu uma tentativa de envenenamento pelos monges que o elegeram. O cálice sinistro não suportou o sinal da cruz e se quebrou. Daí a origem da serpente saindo do cálice, presente na Medalha de São Bento.
Bento deixa aquela comunidade monástica perversa e, com a ajuda de Deus e de seus discípulos, constrói 12 mosteiros. Sua vida de santidade caminhou entre obras e milagres, desenvolvendo as “Regras de São Bento”. Estes são preceitos destinados a regular a vivência em mosteiros, representados em sua medalha por um livro segurado pelo santo.
Em mais uma tentativa de envenenamento, desta vez por um padre dominado pela inveja, Bento recebeu um pão pestilento do sacerdote. Com a ajuda de um corvo, livrou-se do alimento. Esta é a origem do corvo presente na medalha.
A Oração de São Bento, também presente na medalha, possui suas iniciais em latim. É uma poderosa oração contra o mal.
C S S M L - A Cruz Sagrada seja a minha luz!
N D S M D - Não seja o dragão o meu guia.
V R S - Retira-te Satanás!
N S M V - Nunca me aconselhes coisas vãs.
S M Q L - É mau que tu me ofereces.
I V B - Bebe tu mesmo o teu veneno!
O papa São Gregório Magno produziu uma coleção intitulada “Diálogos”. São quatro volumes que tratam sobre milagres, sinais, maravilhas e curas realizadas por homens santos. O segundo volume é totalmente dedicado a São Bento. Conforme o Papa, Bento era santo tanto pela graça quanto pelo nome, e desde a infância foi enobrecido por um coração maduro.
A nenhuma volúpia entregou seu coração, mesmo quando jovem. Quer adquirir uma medalha de São Bento? Então vá até nosso centro de souvenir e adquira a sua. Ele fica situado no Templo da paróquia.
Fonte: “Vida e Milagres de São Bento”, São Gregório Magno.