top of page

OITAVO DIA - AS OBRAS SOCIAIS

Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Um pouco de história

Em meio à grande catástrofe que foi a Segunda Guerra Mundial, em 1942, o papa Pio XII lançou um apelo veemente a todos os fiéis para que rezassem pela paz do mundo. Os Grupos de oração de Padre Pio surgiram nesse contexto. Inicialmente eram formados espontaneamente. Mais tarde, tornaram-se mais organizados e dirigidos por sacerdotes aprovados pelos bispos.

Padre Pio fundou também a Casa Alívio do Sofrimento, pela qual deu muito de si mesmo, e a considerava uma obra querida pela Providência, Inaugurado em maio de 1956, esse complexo hospitalar foi fruto de uma das mais importantes intuições de Padre Pio que, confiando profundamente em Deus, queria ver aliviados os sofrimentos físicos e morais da sociedade. Hoje esse grandioso hospital conta com mais de 1.200 leitos, com asilos, assistência de 400 médicos e 1.200 enfermeiros.

Para a realização dessa obra e de outras, como asilos, escola de formação e centros de reabilitação, ele contou sempre com a ajuda de seus filhos espirituais.


Reflexões de Padre Pio

"Eu, como religioso e sacerdote, tenho uma missão a cumprir: interceder a Deus em benefício das pessoas e famílias. Vocês têm a missão de tratar o doente, porém, se deixarem de levar o amor ao leito do doente, não creio que os remédios servirão para muita coisa. Levem o amor e o conforto aos doentes e digam palavras que os elevem espiritualmente. Médicos e enfermeiros são como o sacerdote, são os colaboradores dirigidos por Cristo em seu projeto de redenção."


João Paulo II fala de Padre Pio

"A característica fundamental da espiritualidade de Padre Pio continua nos Grupos de Oração por ele fundados, que oferecem à Igreja e à sociedade a admirável contribuição de uma oração incessante e confiante. Padre Pio unia à oração uma intensa atividade caritativa, da qual é uma expressão a Casa Alívio do Sofrimento. Oração e caridade, eis uma síntese concreta do ensinamento deixado por nosso santo".


Oração

Senhor Jesus, cheio de misericórdia e bondade, que amais a todos e entregastes vossa vida para a salvação da humanidade, concedei-me, por intercessão de Padre Pio, a graça de amar cada dia mais a vós e aos meus irmãos, especialmente os mais necessitados. Concedei-me ainda, com benevolência, a graça de que mais preciso neste momento. Amém.


 
Canto de Entrada

Oh! Oh! Oh!

1. São Pio de Pietrelcina,

primeiro Sacerdote

a ter impresso em seu corpo

os estigmas da Crucifixão.


Grande homem,

Santo de Deus,

que dons e carismas recebeu.

Empenhou suas forças

para as almas salvar (Bis)


​2. Deus o escolheu

como grande confessor.

E assim poder derramar

sua imensa misericórdia.


3. São Pio de Pietrelcina,

pobre frade que rezava.

E Deus marcou seu corpo

que tinha perfume de rosas.


ORAÇÃO A SÃO PIO

Ó São Pio de Pietrelcina, venero tua vida de santidade, de íntima união com Deus e de sincero amor ao próximo. Viveste tão unido a Jesus, e foste tão sensível ao sofrimento dos mais humildes, a ponto de ter em teu corpo chagas semelhantes àquelas que Nosso Senhor teve em seu corpo por amor a nós. Ó Padre Pio, sei com que grande zelo ouvias todos aqueles que estavam aflitos e buscavam o perdão de Deus e a orientação para suas vidas, por isso, nesse momento especial de minha vida, peço tua intercessão, para que apresentes a Jesus o meu pedido (...). Mas, que antes, se faça a vontade de Deus e não a minha. Amém.

(Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória).


HINO A SÃO PIO

(inspirado na “Memória” de São Pio)


1. ​Humilde Padre Pio,

com Cristo cravado na cruz.

Um frei que ora e ama

com as chagas de Jesus.

São teus prediletos

os irmãos enfermos,

tu os buscas e lhes dás

alívio aos sofrimentos.


Padre Pio, hoje te honramos.

Damos nossa devoção.

Te pedimos, revelai-nos

os segredos da Paixão.

Te rogamos, ajudai-nos

a levar serenamente,

com alegria e esperança,

a cruz do Onipotente!


2. ​A oração é a chave

que abre o coração do Senhor.

Com ela nos mostraste

as chamas do Divino Amor.

Sendo sacerdote

mui devoto a Maria,

te abrasaste nos doando

o perdão e a Eucaristia.


Commentaires


bottom of page