25 anos do pedido da graça de Dom Falcão a Padre Pio
- pascomsaopio23
- 9 de jul.
- 2 min de leitura
No dia 5 de junho de 2025, celebramos os 25 anos do pedido da graça de Dom Falcão a Padre Pio, que deu origem à nossa paróquia. O então Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom José Freire Falcão (1925-2021), grande devoto de São Pio, contava que, estando internado por uma grave e desconhecida enfermidade que lhe ocasionou uma hemorragia generalizada, pediu ao então Beato Padre Pio que intercedesse por ele. Dom Falcão tinha 74 anos (em 5 de junho de 2000), e chegou a receber a extrema unção no hospital, ministrada por Dom Jésus Rocha e pelo então padre Marcony, hoje Dom Marcony, uma vez que os médicos informaram que a doença estava agindo rápido.
Porém, contrariando os médicos, com a graça de Deus e São Pio, Dom Falcão se curou da hemorragia. E dedicou-se, entre tantas causas, à viabilizar a Paróquia São Pio em Brasília.
“Na manhã do segundo dia de hospitalização, uma auxiliar de enfermagem, ao entrar no apartamento, exclamou em voz alta, espontaneamente: ‘Que perfume agradável vocês colocaram aqui!’ Não o senti, nem a religiosa e a senhora que ali se encontravam. Elas disseram simplesmente que não estavam usando perfumes. Para mim era um sinal inequívoco de que Padre Pio atendera o meu pedido e me acompanhava.”, relatou Dom José Freire Falcão, no livro de Olivo Cesca “Padre Pio: o Santo do Terceiro Milênio”.
Naquele momento, Dom Falcão precisou pedir uma permissão especial para erguer a paróquia em honra ao Padre Pio, pois este ainda era apenas um beato, e só poderia ser honrado como Patrono nas igrejas de sua Ordem Religiosa. Porém, o pedido especial foi autorizado pela Congregação para o Culto Divino.
A Paróquia em honra ao Santo foi erigida no dia 08 de março de 2001. Anteriormente, o templo já construído fazia parte da paróquia Santa Terezinha, no Cruzeiro, e tinha como padroeiro São Luís Guanella.
A canonização de São Pio pelo Papa São João Paulo II ocorreu em 16 de junho de 2002.
No dia 19 de dezembro de 2022, foi entregue a escritura de regularização fundiária do terreno onde estão localizadas as Tendas e onde será construído o novo templo da Paróquia. As obras do novo tempo já começaram.
Fonte: arqbrasilia.com.br


