top of page

Ágape de Casais

Atualizado: 22 de jun.

Uma comunidade de Amor

O Ágape de casais – uma comunidade de Amor é um movimento de evangelização das famílias, com renovado ardor missionário, proporcionando aos casais uma maior adesão à pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, um fortalecimento do vínculo conjugal e uma experiência de vida em comunidade. Inicia-se com o encontro de casais anual e depois segue uma formação permanente.

Desde 2014 na Paróquia São Pio, o movimento engajou centenas de casais para esta obra do Espírito Santo, que fornece instrumental para a caminhada conjugal de conversão e evangelização, centrada em Cristo.


Os momentos de formação propiciam o conhecimento bíblico-teológico e capacitam os casais para o diálogo entre o conhecimento da palavra e da catequese da igreja com a realidade pessoal. Nesse processo de formação, os discípulos do Ágape de Casais são estimulados a seguir um caminho de vida e de serviço proposto por Cristo, visando o bem do próximo e a promoção humana.


O casal é convidado a renovar em sua vida a vivência das virtudes prometidas na hora do consentimento assumido em seu matrimônio, a saber: amor, fidelidade e respeito, por toda a vida e na liberdade dos filhos de Deus.


O movimento busca formar discípulos missionários para o serviço ao mundo. Contribui para integrar evangelização e pedagogia oferecendo caminhos pastorais de acordo com a maturidade cristã ou outra condição das pessoas ou dos grupos. Durante o processo formativo, os casais são movidos pelo Espírito Santo para se expressarem em todas as esferas em que vivem: no trabalho, nos ambientes de estudos, no serviço e na missão cotidiana.


O casal cristão age como fermento no mundo para anunciar que só existe um caminho seguro para ter acesso a Deus, o caminho que passa pela Justiça, pela Misericórdia e pelo amor ao próximo. Esse amor ao próximo, quando desprovido de interesse e de condições é a ágape, o amor incondicional e perfeito de Deus.


ÁGAPE DISCIPULADO

A primeira fase do movimento é chamada Ágape Discipulado, que está implantado na Paróquia São Pio em 2014. Para ingressar, é preciso se inscrever para participar de um encontro de casais anual, geralmente realizado no primeiro trimestre do ano.


Casal responsável: PHILIP E ALESSANDRA


ÁGAPE APOSTOLADO

O Ágape Apostolado foi implantado na Paróquia São Pio em 2018. É a segunda fase do movimento Ágape, destinado aos casais agapistas que desejam um aprofundamento e amadurecimento da vida cristã, bem como a evangelização de novos casais.


Casal responsável: LELO E MÁRCIA





bottom of page