A CASA DE SÃO PIO

em Brasília

A PRIMEIRA PARÓQUIA DO MUNDO DEDICADA A SÃO PIO

“Não te perturbes: reza e espera. A agitação não ajuda em nada. Deus é misericordioso e escutará tua oração".

Há 23 anos, enquanto ainda acontecia o processo de canonização de Padre Pio, em Brasília, uma área foi destinada ao então beato para a construção de sua igreja, a primeira no mundo em honra ao santo italiano.

No ano 2000 o então cardeal de Brasília, Dom José Freire Falcão (1925-2021), grande devoto de São Pio, recebeu dele um grande milagre. Dom Falcão contava que, estando internado por uma grave e desconhecida enfermidade que lhe ocasionou uma hemorragia generalizada, pediu ao então beato Padre Pio que intercedesse por ele.

quote.png

"Na manhã do segundo dia de sua hospitalização, uma auxiliar de enfermagem, ao entrar no apartamento, exclamou em voz alta, espontaneamente: 'Que perfume agradável vocês colocaram aqui!' Não o senti, nem a religiosa e a senhora que ali se encontravam. Elas disseram simplesmente que não estavam usando perfumes. Para mim era um sinal inequívoco de que Padre Pio atendera o meu pedido e me acompanhava. Como gesto de gratidão, apesar de ele ainda ser beato e, por isso, só poder ser honrado como patrono nas igrejas de sua Ordem Religiosa, a Congregação para o Culto Divino autorizou-me a torná-lo patrono de uma paróquia a ser criada em Brasília, numa região privilegiada - o Sudoeste. Creio que foi a primeira paróquia no mundo erigida em honra do padre Pio"

A paróquia em honra ao Santo foi erigida no dia 8 de Março de 2001, enquanto que sua canonização pelo Papa São João Paulo II ocorreu em 16 de junho de 2002.

Após longa espera, finalmente chegou o momento de construir a definitiva Casa de São Pio de Pietrelcina em Brasília.

quote.png

SEJA UM BENFEITOR E COLABORADOR DESSA OBRA E NOS AJUDE A AMPLIAR O CARISMA E AS AÇÕES DE SÃO PIO.

CAM 03_5.jpg

A NOVA PARÓQUIA SÃO PIO COMEÇA A SER CONSTRUÍDA

“Quem tem tempo não espere mais. Não adiemos para amanhã o que pudermos fazer hoje”

Por mais de 20 anos a comunidade paroquial aguardou a regularização da área destinada ao novo templo, que aconteceu em setembro de 2022. Antes da construção material, as pedras vivas do templo é que foram lapidadas, como filhos espirituais de São Pio de Pietrelcina. O templo original, próximo à atual sede, já não comportava mais o número de fiéis que, como consequência da pandemia, passou a frequentar as missas em tendas provisórias, aguardando a construção do novo templo no terreno apropriado.

A nova paróquia de São Pio de Pietrelcina, em Brasília, conta com um projeto arquitetônico simultaneamente moderno, adequado às diretrizes urbanísticas da cidade, mas também respeitando o tradicional sentido da Arquitetura Sacra. "Reconhecendo a especial predileção de São Pio por Dom Falcão e por nossa comunidade, quisemos que sua casa em Brasília levasse os traços de sua casa original, em San Giovanni Rotondo (IT), até mesmo com a grande escultura de São Pio que abraçará os devotos peregrinos. Nossa paróquia tem vocação de santuário, mas são os peregrinos, devotos de São Pio que confirmarão estes sinais", afirma o atual pároco, Pe Fernando Sousa.

O complexo paroquial, além de contar com um grande templo com capacidade normal de 1100 pessoas sentadas, terá ainda um grande e belo claustro onde se conjugam salas de catequese e celebrativas, auditório com 400m, secretaria, centro de souvenir, cafeteria, área de eventos, e muito mais. Tudo isso sem perder a necessária área de estacionamentos, grande parte subterrânea.

Uma obra grandiosa como essa precisa do apoio financeiro de toda a comunidade e também dos devotos e filhos de São Pio. As doações podem ser efetuadas diretamente no site ou na secretaria da paróquia. Podem ser recorrentes, com débitos em conta corrente ou cartão de crédito. Basta preencher o formulário e indicar o valor a ser debitado mensalmente.

CASA SÃO PADRE PIO

"A beneficência, venha de onde vier, é sempre filha da mesma mãe, isto é, da Providência".

casa_sao_padre_pio.jpg

Um dos sinais que nos confirmam a predileção de Padre Pio por nossa paróquia é a grande presença de paroquianos médicos e profissionais na área da saúde. Essa riqueza humana nos permitiu dar início ao importante projeto social de atendimento médico, intitulado Casa São Padre Pio. Durante uma semana por mês, médicos de várias especialidades colocam-se disponíveis, atendendo pessoas provenientes de comunidades carentes de Brasília. O Projeto faz referência ao Hospital Alívio do Sofrimento, fundado por São Pio em San Giovanni Rotondo.

A Casa São Padre Pio conta também com o Projeto São Rafael, que oferece consultas oftalmológicas e a doação de óculos a crianças e idosos de comunidades carentes assistidas pelas Conferências Vicentinas.  Já atendeu mais de 200 pessoas com a ajuda dos médicos oftalmologistas, da comunidade paroquial e de óticas parceiras. Futuramente, a Casa São Padre Pio será instalada na atual sede da paróquia, há poucos metros do novo terreno.

Logo-CasaDe-SaoPio-Curvas.png

Templo